Marcelo Magoga

O Que faz o Hipnologo?

Muitas pessoas querem saber o que faz um Hipnologo. O Hipnologo é o profissional que adquire certificação em hipnose, por meio de um curso especializado. Ele não precisa, necessariamente, ser um médico ou psicólogo.

O Hipnologo guia a pessoa que se submeter à hipnose, pode trabalhar com o método de duas maneiras: como tratamento terapêutico, Hipnose Clínica ou como meio de entretenimento, Hipnose de Palco.

Ao contrário do que muitos acreditam, não se utiliza nenhuma técnica sobrenatural ou mística, a hipnose não é algo de outro mundo. O profissional utiliza recursos comprovados cientificamente para trabalhar com os estados fisiológicos do cérebro do paciente.

É um orientador do estado de relaxamento do cliente, estabelece a comunicação direta com o subconsciente do Cliente, dita sugestões de mudanças de comportamento que o ajudarão a se curar de distúrbios comportamentais e outros transtornos mentais.

Algumas Dúvidas sobre o que faz um Hipnologo

Há ainda muito desconhecimento sobre o uso terapêutico da hipnose e assim existem muitas questões que as pessoas sempre fazem a um Hipnologo. Eis algumas mais comuns:

A Hipnose realmente funciona? Sim, ela é uma técnica comprovada cientificamente que tem sido amplamente utilizada no tratamento terapêutico de diversos transtornos mentais, neuroses, distúrbios comportamentais como vicios entre outros.

Qualquer um pode fazer um tratamento com hipnose? A princípio sim, qualquer pessoa pode passar por um tratamento com hipnose mas há alguns casos onde a técnica não tem resultado como: senilidade, psicoses, epilepsia e não é nada recomendado a pessoas com psicoses ou esquizofrenia.

O Terapeuta, Hipnologo, pode me dar qualquer ordem durante a hipnose? As “ordens”, chamadas de Signo-sinais ou apenas de Sinais, são sugestões que alteram pequenos fatores comportamentais levando aos resultados esperados. E o subconsciente, apesar de estar em um estado de relaxamento, só irá aceitar sugestões que não causem nenhum mal a si mesmo, atentando contra sua moral, por exemplo ou a outras pessoas.

Há um tempo especifico para tratar um distúrbio? Em biologia não existe medidas exatas, isto ocorre na Análise, Psicanalise e entre outras Terapias, varia bastante de caso a caso. Há casos em que o tratamento pode levar uma sessão, mas há outros podem ser necessárias de doze sessões a mais. É observado que em geral 12 sessões já se conseguem bons resultados, isto para casos mais complexos.

A Hipnose pode ser aplicada junto a outras Terapias? Naturalmente que sim, é bem comum que a técnica terapêutica seja utilizada em conjunto com outras, como, por exemplo, a Psicahnálise, a Terapia Comportamental entre outras.

Os Benefícios da Hipnose

  • A Hipnose é a Terapia que obtém o maior grau de eficácia na recuperação de distúrbios, com cerca de 93% de sucesso
  • Um Relaxamento, transe, de 15 minutos equivalem a um sono profundo de 6 horas
  • A Hipnose melhora a concentração e a absorção e retenção da memória auxiliando muito em concursos públicos, na vida escolar, vestibulares entre outras que envolvem a apreensão de conhecimento e incremento de memória
  • Mudança de hábitos nocivos a saúde como tabaco, alcoolismo e consumo de drogas diversas
  • Emagrecimento e manutenção da boa forma e saude física com reforços positivos que se tornam hábitos
  • Hábitos compulsivos nocivos podem ser mudados como roer unhas, por exemplo
  • Contra depressão, melancolia, dores físicas agudas ou crônicas, pré e/ou pós-cirúrgico, extração dentária, analgesia para colocação de piercining e tatuagens
  • Contra fobias, gagueiras ou tiques
  • Utilizar a Hipnologia para a elaboração de traumas e pensamentos obsessivos etc.

A Hipnose é de grande valia, muito importante o Cliente sentir-se seguro com o profissional e confiar em seu trabalho. As consultas têm duração geralmente de 60 minutos, isto fica a critério de cada Terapeuta, pode ocorrer sessões de mais de 120 minutos a 240 minutos por exemplo conforme acordado.