Marcelo Magoga

Mais sobre a Autoestima

A autoestima é basicamente como nos vemos e isto influencia em atitudes que temos. Quando há dificuldades para manter um relacionamento ou iniciar ou ainda em um novo emprego, sentir-se deslocada por muito tempo, não se sentir parte do grupo de trabalho, se esse sentimento se estende por um tempo longo, mais de quinze dias aproximadamente, é um sinal de baixa autoestima e esta pode ser a chave para entender esta questão.

Com uma sensação de inferioridade o indivíduo, inconscientemente, não se sente merecedor do amor, de atenção e carinho de outras pessoas. E assim sem perceber, demonstra seus sentimentos através de timidez, tristeza, carência, insegurança e agressividade.

Quando se tem uma imagem negativa de si mesmo, se aciona o mecanismo da auto- sabotagem, que nos atrapalha até nas coisas mais simples. Dificuldades em conquistar ascensão profissional também é ligada a este problema. Indivíduos que possuem uma baixa autoestima encontram dificuldades para enfrentar problemas, avaliar as situações com clareza e sentem-se incapazes de lidar com dificuldades do cotidiano. Comumente tímidas e introspectivas, acabam tendo sua vida prejudicada, pois esta visão negativa de si mesmo influencia todas as esferas de sua vida.

A causa da baixa autoestima pode estar ligada à infância. As crianças pouco incentivadas, com estimulação pobre e que sofreram críticas constantes tem muito mais chances de vir a desenvolver uma autoimagem de acordo com o que lhes foi repassado, ou seja, autoimagem negativa. É importante ter em mente que o erro é parte do aprendizado e não algo para ser recriminado e servir de fonte de angústia, não se deve ser um assunto perpetuado durante a vida como forma de exemplificação de correção de atitudes, assim se firma muito mais a parte negativa enquanto se acha que está “educando” melhor a pessoa, no caso a criança ou mesmo adolescente.

A Terapia Analitica, Psicanalise e a Hipnose podem muito ajudar a recuperar a autoestima, resignificar a autoimagem e fortalecer as atitudes. Informações: (11) 985222560 WhatsApp.